Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Jogos escolares: Desafios enfrentados pelos professores de educação física - Uma revisão integrativa

Moraes MB;
Lourenço RSS;
Silva RL;
Monte FS;
Mendes FJC;
Junior JRZ;
Sousa SB;
Cabreira AN;
Cabreira JU;
Oliveira JF;
Melo GEL

Milena Braga Moraes

Renato do Socorro da Silva Lourenço

Rosângela Lima da Silva

Fernanda Silva do Monte

Francivaldo José da Conceição Mendes

Jose Robertto Zaffalon Junior

Smayk Barbosa Sousa

Alesandra Negrete Cabreira

Juliane Umann Cabreira

Jorge Farias de Oliveira

Gileno Edu Lameira de Melo


Resumo

A realização dos jogos escolares é um desafio para a comunidade escolar devido à escassez de recursos financeiros e à efetiva participação dos alunos e professores. Este estudo objetiva analisar os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física nos Jogos Escolares, buscando investigar nas literaturas existentes  suas dificuldades e possíveis soluções para garantir a participação efetiva desses eventos. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, com palavras-chave como "jogos escolares", "professor de educação física", "jogo esportivo", "dificuldades" e "desafios". As bases de dados consultadas foram Capes, Lilacs e SciELO. Os resultados revelaram obstáculos como a falta de recursos financeiros e infraestrutura adequada, incluindo espaços físicos insuficientes e escassez de materiais esportivos. Esses desafios impactam negativamente a realização dos Jogos Escolares e desmotivam tanto os professores quanto os alunos. Em conclusão, ao analisar os desafios enfrentados pelos professores de Educação Física nos Jogos Escolares, quatro pontos importantes emergem: a necessidade de formação adequada dos professores, a diversificação das abordagens pedagógicas, o reconhecimento dos benefícios dos jogos para o aprendizado dos alunos e a promoção da inclusão e igualdade de gênero.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.012-020


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Milena Braga Moraes, Renato do Socorro da Silva Lourenço, Rosângela Lima da Silva, Fernanda Silva do Monte, Francivaldo José da Conceição Mendes, Jose Robertto Zaffalon Junior, Smayk Barbosa Sousa, Alesandra Negrete Cabreira, Juliane Umann Cabreira, Jorge Farias de Oliveira, Gileno Edu Lameira de Melo

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Milena Braga Moraes
  • Renato do Socorro da Silva Lourenço
  • Rosângela Lima da Silva
  • Fernanda Silva do Monte
  • Francivaldo José da Conceição Mendes
  • Jose Robertto Zaffalon Junior
  • Smayk Barbosa Sousa
  • Alesandra Negrete Cabreira
  • Juliane Umann Cabreira
  • Jorge Farias de Oliveira
  • Gileno Edu Lameira de Melo