Resumo
A presente pesquisa analisa o processo de ensino-aprendizagem dos discentes, por meio dos recursos metodológicos, a afetividade e a resolução de problemas, no intensivo do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), realizado no mês de novembro de 2024, com 100 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual de Goiana-PE, buscando analisar essas concepções a partir das pesquisas de alguns dos autores que discutem esse tema, entre eles: Henry Wallon (2016) e Polya (1996). O método de Polya consiste em três etapas: compreender o problema, designar um plano e executar o plano. A matemática do afeto e o método de Polya são possibilidades no processo ensino-aprendizagem dos alunos e precisam ser considerados pelos professores de matemática, ou seja, precisamos ser transmissores da autonomia, afetividade, confiança, protagonismo, bem como facilitadores em oportunizar tais situações. Portanto, no caminho do ensino de resolução de problemas, os docentes e discentes são reciprocamente tocados durante o processo de formação e observação das questões. A ampliação do desenvolvimento cognitivo também é maximizada através do afeto e da habilidade e competência para expressar seus sentimentos. Nessa perspectiva foi observado que o desafio da afetividade e da resolução de problemas é partilhado entre todos os sujeitos envolvidos, no ambiente escolar.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-038