Resumo
Este projecto de investigação científica tem como tema, desenvolvimento de competências adoptadas no processo de avaliação formativa nos alunos da 9ª classe do colégio BG 1115 “10 de Fevereiro”- Benguela. O mesmo partiu do seguinte problema de investigação: de forma os professores realizam a avaliação formativa nos alunos da 9ª classe do colégio BG 1115 “10 de Fevereiro”- Benguela? O objectivo geral visou analisar de que forma a avaliação formativa contribui para o desenvolvimento de competências nos alunos da 9ª classe do colégio BG 1115 “10 de Fevereiro” - Benguela. A pesquisa é descritiva, com uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, para o alcance dos objectivos utilizamos métodos de nível teórico como, pesquisa bibliográfica, analítico-sintético e indutivo-dedutivo e de nível empírico, a observação, entrevista, questionário, para o tratamento de dados, fez-se recurso ao procedimento matemático-estatístico. Os resultados revelam que o processo de avaliação formativa realizado pelos professores contribui de forma razoável para o desenvolvimento de competências nos alunos da 9ª classe da escola em estudo. Os professores conhecem algumas técnicas de avaliação formativa, mas avaliam as aprendizagens dos alunos com algumas insuficiências, não cumprem com todos os procedimentos de avaliação, o aluno responde lendo no caderno sem argumentar, o que impede o desenvolvimento de competências. A técnica de avaliação formativa – PMI e o instrumento de avaliação –MAF possibilita aos professores verificar e registar os pontos fortes e fracos dos alunos durante as aulas, ajuda o aluno a compreender os conteúdos e assim, resulta uma aprendizagem significativa e desenvolve competências.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-091