Resumo
Com o crescimento das redes sociais, os influenciadores exercem grande impacto sobre os hábitos alimentares de seus seguidores, promovendo produtos e dietas sem embasamento científico. O presente estudo avaliou o conteúdo de postagens no Instagram® relacionadas à alimentação e saúde, produzidas por influenciadores digitais sem habilitação em nutrição. A metodologia utilizada foi descritiva, exploratória e analítica, com abordagem qualitativa, analisando cinco perfis de influenciadores entre março de 2023 e setembro de 2024. As publicações foram categorizadas em "Divulgação de produtos patrocinados" e "Orientações sobre o que se deve comer". Os resultados mostraram que as influenciadoras incentivam a prática de exercícios e o consumo de produtos, sem considerar a individualidade nutricional e os riscos à saúde. Conclui-se que as orientações desses influenciadores digitais podem causar impacto negativo na saúde física e mental de seus seguidores, reforçando a necessidade da atuação de profissionais qualificados para a orientação nutricional.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-039