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VERIFICAÇÃO DE UM MODELO TEÓRICO MEDIACIONAL ENTRE O SUPORTE ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO E CAPITAL PSICOLÓGICO POSITIVO EM TRABALHADORES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Formiga NS;
Sena AC;
Santiago FP;
Sena JV

Nilton S. Formiga

Adelmaria C. Sena

Fabiana P. Santiago

Jefferson Vitoriano Sena


Palavras-chave

Suporte organizacional
Gestão do conhecimento
Capital psicológico positivo
Organizações públicas e privadas

Resumo

O principal objetivo deste capítulo é avaliar a relação entre o suporte organizacional, a gestão do conhecimento e o capital psicológico positivo, e seu impacto na satisfação dos trabalhadores em organizações públicas e privadas. Em um cenário de constantes transformações nas estruturas e dinâmicas organizacionais, o papel dos indivíduos tem se mostrado estratégico para o alcance dos objetivos das empresas. Nesse contexto, a gestão do conhecimento, que envolve a criação, compartilhamento e aplicação do conhecimento, e o suporte organizacional, baseado nas expectativas de trocas e benefícios mútuos entre organização e trabalhador, desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento do capital psicológico positivo dos colaboradores. A pesquisa contou com a participação de trabalhadores de instituições públicas e privadas de Natal, RN, os quais, responderam os dados sociodemográficos, a escala de gestão do conhecimento, percepção do suporte organizacional e capital psicológico positivo no trabalho. Na verificação do modelo teórico, observou-se que o modelo, o qual, hipotetizou um efeito mediacional da gestão do conhecimento entre o suporte organizacional e o capital psicológico positivo no trabalho foi confirmado. Também, foi observado que, quanto maior é o suporte organizacional, maior a gestão do conhecimento em função do capital psicológico positivo. Considera-se importante o efeito mediacional da gestão do conhecimento quanto variável que contribui para o desenvolvimento e manutenção dos eventos laborais de organização destinados identificação e elaboração dos elementos emocionais no ambiente de trabalho.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.035-001

 


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Copyright (c) 2024 Nilton S. Formiga, Adelmaria C. Sena, Fabiana P. Santiago, Jefferson Vitoriano Sena

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