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ROMPENDO FRONTEIRAS DISCIPLINARES: INTERDISCIPLINARIDADE DA CIÊNCIA PARA A SALA DE AULA

de Alencar AR;
Almeida AWM;
Castro AM;
da Costa EF;
de Melo ECM;
Franklin FES;
Costa IGV;
Fontes IM;
Junior JTA;
Amaral LSVeV;
Xavier RMC;
Gomes RLR

Adna Rodrigues de Alencar

Antonio Werbiton Marinho Almeida

Argentina Mororó Castro

Ernandes Farias da Costa

Erica Cristina Machado de Melo

Francisca Elsa Silva Franklin

Ilcimar Gomes Vieira Costa

Irene Mendes Fontes

Juvanildo Terra de Alencar Junior

Lilian do Socorro Viana e Viana Amaral

Régia Maria Carvalho Xavier

Rickardo Léo Ramos Gomes


Resumo

O conceito de interdisciplinaridade tornou-se essencial na educação contemporânea, particularmente em um mundo onde as questões sociais, econômicas e ambientais são cada vez mais complexas e interconectadas. Há uma clara necessidade de uma estratégia que integre diversos campos do conhecimento, pois muitos desafios não podem ser compreendidos ou resolvidos a partir de uma única disciplina. A educação convencional, muitas vezes compartimentada, pode restringir a capacidade dos alunos de pensar criticamente e resolver problemas de forma eficaz. Portanto, incentivar práticas interdisciplinares em sala de aula é crucial para equipar os alunos para um futuro dinâmico e multifacetado. Este estudo empregou uma metodologia qualitativa e utilizou como método de pesquisa uma revisão de literatura, o que foi fundamental para promover o diálogo com pesquisadores especializados no mesmo tema aqui discutido. O objetivo geral desta pesquisa foi explorar e examinar a relevância da interdisciplinaridade na educação contemporânea, destacando como a integração de vários campos do conhecimento pode potencializar o processo de ensino-aprendizagem e preparar os alunos para enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança. O estudo ressaltou a importância de unir várias áreas do conhecimento para cultivar cidadãos críticos, criativos e prontos para colaborar em um contexto global cada vez mais complexo. Portanto, é imperativo que educadores e instituições de ensino adotem práticas interdisciplinares, promovendo uma educação mais coesa e relevante para todos os alunos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.021-011


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Adna Rodrigues de Alencar, Antonio Werbiton Marinho Almeida, Argentina Mororó Castro, Ernandes Farias da Costa, Erica Cristina Machado de Melo, Francisca Elsa Silva Franklin, Ilcimar Gomes Vieira Costa, Irene Mendes Fontes, Juvanildo Terra de Alencar Junior, Lilian do Socorro Viana e Viana Amaral, Régia Maria Carvalho Xavier, Rickardo Léo Ramos Gomes

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  • Adna Rodrigues de Alencar
  • Antonio Werbiton Marinho Almeida
  • Argentina Mororó Castro
  • Ernandes Farias da Costa
  • Erica Cristina Machado de Melo
  • Francisca Elsa Silva Franklin
  • Ilcimar Gomes Vieira Costa
  • Irene Mendes Fontes
  • Juvanildo Terra de Alencar Junior
  • Lilian do Socorro Viana e Viana Amaral
  • Régia Maria Carvalho Xavier
  • Rickardo Léo Ramos Gomes