Resumo
Contexto: o trabalho realizado na Musicoterapia vem conquistando novos espaços nos últimos anos e, a partir disso, passou a ser realizado no ambiente escolar. Assim sendo, este estudo busca abordar o processo musicoterapêutico com crianças em idade pré-escolar no contexto da educação infantil. Metodologia: foi realizada uma revisão integrativa utilizando a combinação dos termos ‘‘musicoterapia em contexto escolar’’, ‘‘musicoterapia social e comunitária‘’ e ‘‘crianças em idade pré-escolar‘’, foram buscadas pesquisas publicadas nas bases de dados PubMed, LILACS, além do Google Scholar e nas revistas Incantare e Revista Brasileira de Musicoterapia, caracterizados como literatura cinzenta, entre os anos 2013 e 2023. Resultados: foram encontrados 1.811 estudos e, a partir dos critérios de inclusão, foram selecionados três estudos, sendo um publicado na América Latina e dois na Europa. Conclusão: foram listadas possibilidades teóricas, de atuação, avaliação e públicos elegíveis que as pesquisas incluídas no estudo permitiram identificar. Também é destacada a necessidade de estudos futuros no campo da Musicoterapia em Contexto Educacional.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.025-020