Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Aplicação de sistemas aquosos bifásicos na purificação de tetraciclina

Reis IAO;
dos Santos SB

Igor Adriano de Oliveira Reis

Samuel Bruno dos Santos


Resumo

A produção de moléculas de interesse para a indústria biotecnológica, como as de alimentos, farmacêutica e bicombustível, depende estritamente das técnicas de extração e do grau de pureza das biomoléculas. Devido à complexidade desses biocompostos, as técnicas de extração e purificação são invariavelmente mais refinadas, o que se reflete nos custos do processo e consequentemente no valor do produto final. Portanto, é muito importante o desenvolvimento de uma metodologia simples, rápida, de fácil capacidade de recuperação, baixo custo e eficiente para a extração das biomoléculas. Dentre as técnicas utilizadas, pode-se destacar o sistema aquoso bifásico que se baseia na partição da biomolécula para uma fase e os componentes contaminantes para a fase oposta. O objetivo deste trabalho foi avaliar o processo de partição do antibiótico (tetraciclina) em sistemas aquosos bifásicos formados por componentes de baixo custo como alcoóis (metanol, etanol, 1-propanol e 2-propanol) e sais de fosfato de potássio (K3PO4, K2HPO4 e K2HPO4/KH2PO4 - solução tampão). A depender dos constituintes dos sistemas as biomoléculas poderiam migrar para a fase de topo (K>1,0) ou fase de fundo (K<1,0), no processo de otimização das biomoléculas privilegiou-se a partição para a fase rica em álcool (fase de topo), neste sentido os melhores valores para o coeficiente de partição foram para tetraciclina (K=2,98 usando 2-propanol – 60%, K3PO4 – 20%, NaCl 5% a 308,15 K). Também foi otimizada a partição da tetraciclina para a fase rica em sal (K= 0,39 usando etanol – 60%, tampão fosfato – 17,5%, a 308,15 K).

DOI:https://doi.org/10.56238/cienciasaudeestuepesv1-016


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Igor Adriano de Oliveira Reis, Samuel Bruno dos Santos

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Igor Adriano de Oliveira Reis
  • Samuel Bruno dos Santos