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Relações possíveis entre psicomotricidade e educação física: um estudo com graduandos

Vasconcelos MF;
Correa ADF;
Belém FMS;
Moraes NS;
Cortez PMO;
Costa TA

Maria de Fátima Vasconcelos

Athila De Figueiredo Correa

Fernanda Manuela dos Santos Belém

Natalia da Silva Moraes

Priscila Maria Oliviera Cortez

Thays Alves Costa


Resumo

A proposta deste estudo é identificar a compreensão
que os graduandos em Educação Física possuem a
respeito da Psicomotricidade enquanto ciência e
prática relacionando o conhecimento que estes
absorvem a partir das disciplinas curriculares
oferecidas em seu curso de graduação e uma provável
prontidão para a utilização da Psicomotricidade em
suas futuras práticas educativas. A importância desse
estudo está estruturada fundamentalmente no fato de
que a Psicomotricidade é uma ciência que agrega um
valor significativo na ampliação da qualidade das
relações no ambiente educacional no que tange à
promoção do desenvolvimento do ser humano
atendido. O referencial utilizado para o
desenvolvimento deste estudo será baseado na
proposição de desenvolvimento infantil na Educação
Física e Psicomotricidade apresentada por José
Augusto e Ângela Palma, Marcos Neira e Henri
Wallon respectivamente. Como procedimento
metodológico será aplicado um questionário
estruturado com questões específicas para a obtenção
dos dados de forma a permitir a análise necessária
para a identificação do objetivo intencionado.
Levantamos a hipótese portanto de que, de posse da
compreensão adequada da Psicomotricidade
enquanto ciência, os futuros educadores terão maior
diversidade de mecanismos educativos para a
ampliação da qualidade no atendimento às demandas
existentes em sua prática. De acordo com os
resultados obtidos, a compreensão que os graduandos
de Educação Física apresentam sobre a
Psicomotricidade está bem próxima a uma visão
coerente, com efetiva proposição conceitual desta no
ambiente educacional, sobretudo identificamos que
esta compreensão ainda se dá de forma fragmentada e
distanciada de uma aplicabilidade dos conhecimentos
teóricos e práticos da Psicomotricidade de modo
consistente, na prática da Educação Física escolar.

 

DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-033

 


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Maria de Fátima Vasconcelos, Athila De Figueiredo Correa, Fernanda Manuela dos Santos Belém, Natalia da Silva Moraes, Priscila Maria Oliviera Cortez, Thays Alves Costa

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  • Maria de Fátima Vasconcelos
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