Resumo
A proposta deste estudo é identificar a compreensão
que os graduandos em Educação Física possuem a
respeito da Psicomotricidade enquanto ciência e
prática relacionando o conhecimento que estes
absorvem a partir das disciplinas curriculares
oferecidas em seu curso de graduação e uma provável
prontidão para a utilização da Psicomotricidade em
suas futuras práticas educativas. A importância desse
estudo está estruturada fundamentalmente no fato de
que a Psicomotricidade é uma ciência que agrega um
valor significativo na ampliação da qualidade das
relações no ambiente educacional no que tange à
promoção do desenvolvimento do ser humano
atendido. O referencial utilizado para o
desenvolvimento deste estudo será baseado na
proposição de desenvolvimento infantil na Educação
Física e Psicomotricidade apresentada por José
Augusto e Ângela Palma, Marcos Neira e Henri
Wallon respectivamente. Como procedimento
metodológico será aplicado um questionário
estruturado com questões específicas para a obtenção
dos dados de forma a permitir a análise necessária
para a identificação do objetivo intencionado.
Levantamos a hipótese portanto de que, de posse da
compreensão adequada da Psicomotricidade
enquanto ciência, os futuros educadores terão maior
diversidade de mecanismos educativos para a
ampliação da qualidade no atendimento às demandas
existentes em sua prática. De acordo com os
resultados obtidos, a compreensão que os graduandos
de Educação Física apresentam sobre a
Psicomotricidade está bem próxima a uma visão
coerente, com efetiva proposição conceitual desta no
ambiente educacional, sobretudo identificamos que
esta compreensão ainda se dá de forma fragmentada e
distanciada de uma aplicabilidade dos conhecimentos
teóricos e práticos da Psicomotricidade de modo
consistente, na prática da Educação Física escolar.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-033