Resumo
Esta investigação se propõe a registrar parte da história da produção cartazista publicitária que circula em mais de 120 países ao observar aspectos da criação e do design gráfico do produto de comunicação pôsteres da Copa do Mundo FIFA de Futebol realizada na Alemanha, nas edições de 1974 e 2006. Analisar as produções cartazistas nos ajuda a compreender a sociedade e a comunicação contemporânea. Esta pesquisa adota a abordagem qualitativa e a técnica do estudo de caso. Para as análises utilizam-se referenciais da área da Publicidade e Propaganda como Fonseca (1990), Moles (1974), Sant’Anna (1996), Cesar (2000) e, na área do design gráfico: Williams (2013), Donis (2002) e Chinen (2011). Pode-se indicar como resultados, a partir da análise efetuada, que os pôsteres, produzidos para o maior evento de uma única modalidade esportiva, são resultados de diferentes momentos do país germânico, o primeiro na segunda metade do século XX (1974) e, o segundo, no início do Século XXI (2006). O cartaz está presente no mercado atual, convivendo com outras mídias, sejam elas impressas, eletrônicas, digitais e/ou alternativas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.014-014