Resumo
A educação ambiental no ensino médio é essencial para formar cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro sustentável. Porém, apesar desta consciência, no Brasil ainda são vários os dilemas que englobam a incorporação do tema na BNCC. Com isso, este estudo aborda a relevância da educação ambiental, destacando a necessidade de sua integração no currículo escolar. Para isso, foi realizado uma revisão de literatura acerca do tema, bem como um relato de caso de práticas realizadas no CETI Maria Adelaide Marinho Hortência, no município de Careiro Castanho, Amazonas, Brasil. A prática educativa revelou um engajamento significativo dos alunos, que aprenderam sobre práticas sustentáveis e a importância da preservação ambiental. Isso mostra a necessidade da incorporação desse tipo de prática no dia a dia escolar, acerca de relatos não somente de acordo com nossos resultados, mas também da revisão de literatura realizada. A integração desse tema no currículo escolar, apoiada por abordagens interdisciplinares, é essencial para formar cidadãos responsáveis e engajados na construção de um futuro sustentável.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.013-013