Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

O ensino de vacinação e vacina: Um relato de experiência em plena pandemia da COVID-19

Ribeiro FFS;
Alves ACS;
Carvalho MRMA;
Junior JFSR;
Ramos SA;
Ribeiro ES;
Franklin AN;
Soares GA

Francisca Faustilene da Silva Ribeiro

Antônio Celso da Silva Alves

Millena Raimunda Martins de Almeida Carvalho

José Fernando Santos Rodrigues Junior

Sumaia Almeida Ramos

Elisângela Soares Ribeiro

Anderlyvia Nunes Franklin

Gualberto de Abreu Soares


Resumo

A vacinação é uma ação de saúde pública que causa bons impactos na saúde individual e coletiva (MALAGUTTI, 2011). Quando uma pessoa é vacinada a população também fica protegida. O presente trabalho tem o objetivo geral de apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com conceitos chaves sobre vacina e vacinação, desenvolvida com estudantes da segunda série do Ensino Médio Integrado ao Profissional em Saúde da modalidade PROEJA. A experiência ocorreu em duas aulas de 50 minutos cada, com estudantes da segunda série do Ensino Médio Integrado ao Profissional em Saúde da modalidade PROEJA. As aulas ocorreram durante o segundo semestre do ano de 2020 e de forma remota, por meio de grupo de aplicativo de mensagens instantânea WhatsApp. O tema abordado nas aulas foi Sistema Imunológico e o conteúdo foi vacina e vacina da Covid19. O tema e o conteúdo foi desenvolvido nas aulas da disciplina de Biologia. Contou com a participação total de 17 estudantes. E para o desenvolvimento dessas aulas foram usados: notebook, smartphones e livro texto. Ao final do processo da aplicação da SEI para o desenvolvimento do ensino por investigação podemos inferir que colocar o aluno no centro do processo é uma tarefa desafiadora e por conta de duas variáveis de difícil gerenciamento, que são elas: 1º - O aluno afastado do chão da Escola tem dificuldade de interação com seus pares e com o professor e isso cria uma resistência natural a novas formas de aprender. 2º - Ações inovadoras que tiram o aluno da sua zona de conforto sempre são rejeitadas de início.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.014-008


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Francisca Faustilene da Silva Ribeiro, Antônio Celso da Silva Alves, Millena Raimunda Martins de Almeida Carvalho, José Fernando Santos Rodrigues Junior, Sumaia Almeida Ramos, Elisângela Soares Ribeiro, Anderlyvia Nunes Franklin, Gualberto de Abreu Soares

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Francisca Faustilene da Silva Ribeiro
  • Antônio Celso da Silva Alves
  • Millena Raimunda Martins de Almeida Carvalho
  • José Fernando Santos Rodrigues Junior
  • Sumaia Almeida Ramos
  • Elisângela Soares Ribeiro
  • Anderlyvia Nunes Franklin
  • Gualberto de Abreu Soares