Resumo
A vacinação é uma ação de saúde pública que causa bons impactos na saúde individual e coletiva (MALAGUTTI, 2011). Quando uma pessoa é vacinada a população também fica protegida. O presente trabalho tem o objetivo geral de apresentar um relato de experiência sobre o desenvolvimento de uma Sequência de Ensino Investigativo (SEI) com conceitos chaves sobre vacina e vacinação, desenvolvida com estudantes da segunda série do Ensino Médio Integrado ao Profissional em Saúde da modalidade PROEJA. A experiência ocorreu em duas aulas de 50 minutos cada, com estudantes da segunda série do Ensino Médio Integrado ao Profissional em Saúde da modalidade PROEJA. As aulas ocorreram durante o segundo semestre do ano de 2020 e de forma remota, por meio de grupo de aplicativo de mensagens instantânea WhatsApp. O tema abordado nas aulas foi Sistema Imunológico e o conteúdo foi vacina e vacina da Covid19. O tema e o conteúdo foi desenvolvido nas aulas da disciplina de Biologia. Contou com a participação total de 17 estudantes. E para o desenvolvimento dessas aulas foram usados: notebook, smartphones e livro texto. Ao final do processo da aplicação da SEI para o desenvolvimento do ensino por investigação podemos inferir que colocar o aluno no centro do processo é uma tarefa desafiadora e por conta de duas variáveis de difícil gerenciamento, que são elas: 1º - O aluno afastado do chão da Escola tem dificuldade de interação com seus pares e com o professor e isso cria uma resistência natural a novas formas de aprender. 2º - Ações inovadoras que tiram o aluno da sua zona de conforto sempre são rejeitadas de início.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.014-008