Resumo
Pesquisas vêm revelando o grande avanço tecnológico e suas potencialidades em todos os campos e como o seu uso consegue ocasionar bons resultados na área educacional. Nota-se que a tecnologia é uma grande aliada de todas as pessoas e um dos pontos destacado nesse trabalho é a utilização de meios tecnológicos para usá-los como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, esta pesquisa foi desenvolvida como uma alternativa para o ensino de Funções Trigonométricas, especificamente Seno e Cosseno, utilizando um software livre para melhorar a visualização gráfica das funções, o entendimento e o interesse dos alunos pela matéria. Este recurso computacional propicia aos alunos e professores mais um ambiente em que o aprendizado pode ser estimulado, através da união dos recursos da informática direcionados ao ensino da matemática. Assim este trabalho tem como objetivo analisar o quanto o Geogebra pode contribuir para o ensino das funções trigonométricas, explorando suas variações diante aos recursos que o software dispõe. O trabalho foi desenvolvido em duas turmas do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Campus Salinas. Na pesquisa foram desenvolvidas atividades sobre as variações das funções seno e cosseno. Uma turma desenvolveu as atividades usando apenas materiais escolares básicos ao estudo matemático e na outra, empregou-se o software Geogebra como ferramenta, a fim de melhorar a visualização e entender as variações. Os resultados das atividades revelaram que o software Geogebra se apresenta como importante ferramenta educacional na visualização, no entendimento dos elementos, nos conceitos e suas variações. Portanto, esta metodologia de ensino nos apresentou os benefícios da técnica em prol da educação matemática, utilizando um software específico para contribuir com o processo de ensino-aprendizagem discente.
DOI:https://doi.org//10.56238/sevened2024.013-011