Resumo
O aperfeiçoamento das atividades práticas nos cursos de engenharia tem-se tornado na atualidade um objetivo dos centros de ensino superior. No presente trabalho os autores apresentam os resultados obtidos de aplicação da simulação como ferramenta de metodologia ativa de ensino na disciplina de Sistemas de Controle nos cursos de Engenharia Elétrica e Eletrônica da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas. Trata-se de introduzir nos componentes práticos da disciplina as últimas orientações das Diretrizes Nacionais Curriculares, DNC, que apoiam o aperfeiçoamento das formas didáticas de ministrar os conteúdos, vinculando os mesmos a garantir um maior número de experiencias práticas e trabalho individual, para incentivar resultados mais expressivos na aquisição de conhecimentos com o emprego das novas tecnologias. No caso da metodologia ativa de sala de aula invertida, aplicada no trabalho, permitiu avançar em processos de integração multidisciplinar e de novas práticas de laboratórios no contexto da disciplina.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.012-048