Resumo
A Organização Mundial da Saúde (OMS, 2006), define a saúde como sendo um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades. Enquanto o Sistema Único de Saúde - SUS, destaca que saúde não significa simplesmente ausência de doença, mas sim, é o resultado das condições de vida, da alimentação em quantidade e qualidade adequadas, do saneamento básico, moradia digna, emprego, renda, acesso aos serviços de educação, cultura, saúde, lazer, e tudo que possa proporcionar um bem-estar. Neste estudo tem-se com objetivo avaliar o Programa Saúde na Escola (PSE) bem como analisar a sua contribuição na perspectiva da promoção da saúde e qualidade de vida dos alunos, apresentando como questão norteadora a relação entre o Programa Saúde na Escola e a promoção da saúde. Trata-se de uma pesquisa teórica de caráter bibliográfico e documental, considerando as ideias de diversos autores em estudos realizados sobre o Programa Saúde na Escola (PSE) como política pública para promoção da saúde, evidenciada também, através da consulta aos referenciais publicados pelo Ministério da Saúde e da Educação. Esses estrudos mostram realmente existir contribuições efetivas do Programa Saúde na Escola – PSE para a promoção da saúde no meio educacional, visto que esse Programa exerce um papel importante na promoção da saúde, por meio de contribuições que melhoram a qualidade de vida da comunidade escolar. Além de fornecer subsídios para a formulação precoce do diagnóstico das fragilidades apresentadas e implementar ações de promoção à saúde e prevenção de doenças de forma mais eficazes.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.012-025