Resumo
Este artigo examina a integração entre Gestão de Negócios e Sistemas de Informação dentro do Exército Brasileiro, destacando como esta confluência suporta objetivos estratégicos e operacionais em um contexto militar. Com foco na estruturação eficaz de dados e informações visando facilitar a usabilidade e acessibilidade, o estudo investiga a administração de recursos e a aplicação de sistemas de informação visando a otimização do desempenho organizacional e a melhoria contínua. Mediante uma metodologia composta por análise documental, pesquisa bibliográfica e estudos de campo, incluindo entrevistas e observações diretas, foram avaliadas a eficiência das práticas correntes e identificadas possíveis lacunas e desafios enfrentados pela instituição. A relevância deste estudo é sublinhada pela necessidade de abordagens de gestão de negócios que sejam inovadoras, sustentáveis e socialmente responsáveis, considerando especialmente as demandas específicas de segurança, sigilo e efetividade operacional inerentes às instituições militares. Além disso, o artigo propõe uma Arquitetura da Informação para o gerenciamento estratégico da informação onde os benefícios da gestão de negócios são discutidos com base nas metodologias GPD e PDCA que promovem uma abordagem sistemática e orientada por objetivos fundamentais para alcançar resultados consistentes e alinhados com as diretrizes estratégicas do Exército Brasileiro.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.010-026