Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Uma sequência didática de ciências baseada no ensino por investigação no 9° ano do Ensino Fundamental usando o Scratch

Strieder RL;
Souza MZ;
Hellmann ML;
Carvalho JWP

Rosangela Lucia Strieder

Marcela Zoratti de Souza

Miriam de Lima Hellmann

José Wilson Pires Carvalho


Resumo

A pesquisa em questão é referente a uma Sequência Didática Investigativa aplicada no ensino de Ciências para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental, como parte de uma dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática- PPGECM, pela Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT/Barra do Bugres. O estudo teve como objetivo compreender as contribuições do uso do Software Scratch no ensino do cálculo da massa atômica para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e envolveu 13 alunos de uma escola pública do interior do Estado de Mato Grosso. A sequência didática de ciências foi desenvolvida ao longo de seis encontros (14h), que constituíram em etapas de exploração teórica dos conceitos de Química, seguida da utilização do Software Scratch para a construção da Tabela Periódica Interativa, abrangendo conceitos de Química, Matemática e programação em bloco. Durante essa abordagem interdisciplinar, os alunos puderam compreender e explorar as propriedades dos elementos químicos, bem como, calcular a massa atômica e no final da realização da Sequência Didática, foi realizada uma avaliação qualitativa dos resultados alcançados, por meio de observação, registro em diário de campo, análise de relatórios e questionários. Os resultados destacaram a importância da interdisciplinaridade no ensino, despertando o interesse dos alunos por meio da construção da Tabela Periódica Interativa no Software Scratch. Isso mostrou-se uma estratégia pedagógica eficaz para mediar o ensino do cálculo da massa atômica, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades dos alunos e aprimorando o processo de ensino.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-015


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Rosangela Lucia Strieder, Marcela Zoratti de Souza, Miriam de Lima Hellmann, José Wilson Pires Carvalho

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Rosangela Lucia Strieder
  • Marcela Zoratti de Souza
  • Miriam de Lima Hellmann
  • José Wilson Pires Carvalho