Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

Explorando elementos: O lúdico como aliado no ensino da Tabela Periódica

Lobo TL;
Vieira TC;
Negrão CAB;
Rodrigues WM;
Martins VCS;
Lima JPR;
Araújo MWL;
Pantoja SS;
Souza SHSe;
Souza EC;
Silva AS

Thainar Lopes Lobo

Tainara Campos Vieira

Charles Alberto Brito Negrão

Waleria Magno Rodrigues

Vitória Caroline de Souza Martins

João Pedro dos Reis Lima

Marcos William Leão de Araújo

Samantha Siqueira Pantoja

Silvia Helena da Silva e Souza

Ewerton Carvalho de Souza

Antonio dos Santos Silva


Resumo

O ensino de Química muitas vezes é tido como difícil e pouco atraente aos alunos, principalmente por tratar de muitos conceitos abstratos e que são trabalhados através de metodologias tradicionais de ensino que não colocam os alunos como sujeitos de suas aprendizagens. Este trabalho explora a potencial transformação do ambiente de aprendizado e o aumento da qualidade da educação ao incorporar a ludicidade, por meio de jogos educativos e simulações interativas no ensino de Química, especialmente a Tabela Periódica. A abordagem promove uma compreensão prática e contextualizada, conectando conceitos abstratos a situações cotidianas e torna a aprendizagem prazerosa. Essa mudança pedagógica contribui para formar estudantes com uma mentalidade científica e curiosa. O presente trabalho apresenta o jogo intitulado como "Elementar: A Guerra dos Clãs Atômicos", que vem a ser um jogo de cartas inspirado em RPG, destinado a familiarizar os estudantes com os elementos químicos usando a Tabela Periódica. A elaboração cuidadosa das cartas, utilizando materiais de baixo custo e recursos computacionais, destaca a importância da criatividade e da colaboração interdisciplinar na educação, contribuindo para uma educação mais sólida e significativa.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-013


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Thainar Lopes Lobo, Tainara Campos Vieira, Charles Alberto Brito Negrão, Waleria Magno Rodrigues, Vitória Caroline de Souza Martins , João Pedro dos Reis Lima, Marcos William Leão de Araújo, Samantha Siqueira Pantoja, Silvia Helena da Silva e Souza, Ewerton Carvalho de Souza, Antonio dos Santos Silva

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Thainar Lopes Lobo
  • Tainara Campos Vieira
  • Charles Alberto Brito Negrão
  • Waleria Magno Rodrigues
  • Vitória Caroline de Souza Martins
  • João Pedro dos Reis Lima
  • Marcos William Leão de Araújo
  • Samantha Siqueira Pantoja
  • Silvia Helena da Silva e Souza
  • Ewerton Carvalho de Souza
  • Antonio dos Santos Silva