Resumo
O ensino de Química muitas vezes é tido como difícil e pouco atraente aos alunos, principalmente por tratar de muitos conceitos abstratos e que são trabalhados através de metodologias tradicionais de ensino que não colocam os alunos como sujeitos de suas aprendizagens. Este trabalho explora a potencial transformação do ambiente de aprendizado e o aumento da qualidade da educação ao incorporar a ludicidade, por meio de jogos educativos e simulações interativas no ensino de Química, especialmente a Tabela Periódica. A abordagem promove uma compreensão prática e contextualizada, conectando conceitos abstratos a situações cotidianas e torna a aprendizagem prazerosa. Essa mudança pedagógica contribui para formar estudantes com uma mentalidade científica e curiosa. O presente trabalho apresenta o jogo intitulado como "Elementar: A Guerra dos Clãs Atômicos", que vem a ser um jogo de cartas inspirado em RPG, destinado a familiarizar os estudantes com os elementos químicos usando a Tabela Periódica. A elaboração cuidadosa das cartas, utilizando materiais de baixo custo e recursos computacionais, destaca a importância da criatividade e da colaboração interdisciplinar na educação, contribuindo para uma educação mais sólida e significativa.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.009-013