Resumo
A promoção da saúde por meio da educação é uma abordagem educativa que aprimora o bem-estar e os hábitos de vida saudáveis da sociedade. O propósito deste projeto foi realizar ações educacionais nas escolas públicas e privadas de nível médio, visitando as escolas ou recebendo-as nos laboratórios de Anatomia Humana da Universidade. Realizou-se encontros semanais para estudo e formação dos bolsistas voluntários dos cursos de Biomedicina, Enfermagem e Farmácia, juntamente aos professores docentes, foram usados artigos científicos e treinamento presencial com um profissional socorrista do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Após o contato com as instituições de ensino, as práticas foram planejadas e arquitetadas em duas escolas, as mesmas foram conduzidas em estações, com duração de quinze minutos para cada tópico, foram eles: PCR (parada cardiorrespiratória), abordagem a engasgos e afogamentos, conduta diante fraturas e luxações, manejo de convulsões, abordagem a quadro de hemorragias, atendimento a desmaios e epistaxe e tratamento a queimaduras. As atividades educativas foram bem recebidas pelos estudantes e professores das escolas, os mesmos apontaram que a metodologia foi adequada (97,4% e 100%, respectivamente), atendeu as expectativas (93,4% e 100%) e evoluiu o conhecimento sobre o tema (92,1% e 60%, respectivamente). Portanto, ações de educação em saúde nas escolas sobre primeiros socorros são fundamentais, destaca-se o pedido pela escola do tema e o uso de modelos e peças anatômicas para representar de forma prática a simulação dos primeiros cuidados a uma emergência de saúde.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.005-022