Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contato

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contato Principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contato para Suporte Técnico
  • contato@sevenevents.com.br

O ciclo trigonométrico manipulável: Uma ferramenta para o ensino das funções trigonométricas

Santiago E

Eilson Santiago


Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso do Ciclo Trigonométrico Manipulável como um recurso didático facilitador no processo ensino-aprendizagem de trigonometria. Ela se justifica pelo motivo de alguns professores não ensinarem a trigonometria na educação básica, por ser considerada um conteúdo da Matemática difícil de ensinar e muito difícil dos alunos compreenderem. Sendo assim, decidiu-se utilizar o objeto manipulável como uma ferramenta auxiliar para o ensino da trigonometria, acreditando que poderá ser uma metodologia muito eficaz para educação. Esta investigação teve uma abordagem quanti-qualitativa, pois obteve-se os dados quantificados na aplicação do Ciclo Trigonométricos Manipulável, e posteriormente foi analisado os mesmos, interpretando as variações dos resultados e foi utilizado Questionários para obtenção dos dados. A amostra da pesquisa foram alunos de duas turmas do segundo ano do Ensino Médio integrado ao curso técnico em agropecuária do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Partindo do pressuposto que os Materiais Manipuláveis auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem, estimula a criatividade, imaginação e autonomia, exercita a concentração, promove a socialização, contribui para a construção de personalidade e do raciocínio lógico dos alunos. Conclui-se que o material didático pode se tornar um grande aliado do professor o auxiliando no processo ensino aprendizagem dos alunos, contribuindo assim, para uma melhora construção de conhecimento, desde que o mesmo seja explorado devidamente, para que o aluno comece a construir seus próprios conceitos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.006-007


Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Eilson Santiago

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Eilson Santiago