Resumo
A pesquisa teve por objetivos construir um Formulário Pedagógico de Diagnóstico e Acompanhamento Discente, bem como estabelecer um perfil do aluno concluinte e identificar os aspectos que contribuem para a permanência e êxito dos estudantes no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. O lócus foi o Câmpus Uruaçu do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Partiu-se de uma revisão bibliográfica sobre o fracasso e sucesso escolar e da aplicação de questionários para os segmentos discentes concluintes, pais, docentes e técnicos em 2017. Foi adotado o estudo de caso como estratégia de pesquisa e os procedimentos de natureza qualitativa e quantitativa, a partir da abordagem indutiva. A partir daí, ocorreu a construção e aplicação do Formulário Pedagógico de Diagnóstico e Acompanhamento Discente, por meio de um Sistema web, nas turmas ingressantes de 2018. Os resultados da coleta de dados foram organizados, divulgados e discutidos nas reuniões de Conselho de Classe e utilizados pela equipe de Apoio Pedagógico ao Discente para o acompanhamento dos alunos e das turmas.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.007-061