Resumo
Introdução: Pneumoconiose é o termo que engloba as doenças pulmonares intersticiais ocupacionais heterogêneas causadas pela inalação de poeira mineral nos pulmões. Sendo globalmente reconhecida como um risco à saúde pública, o conhecimento e a sua caracterização epidemiológica e econômica, facilitam o desenvolvimento de política de saúde do trabalhador mediante elaboração de ações de vigilância, promoção e proteção da saúde de acordo com sua distribuição regional. Objetivo: Descrever e analisar o perfil de internações relacionados à doenças ocupacionais respiratórias, em específico as Pneumoconioses, no período de 2010 a 2020 na região Centro-Oeste.
Metodologia: Pesquisa retrospectiva, descritiva e exploratória de dados coletados em plataforma virtual do Departamento de Tecnologia da Informação do SUS (DATASUS) com foco em dados epidemiológicos e morbimortalidade tendo como principal objetivo uma descrição e análise desses dados relacionados com as doenças ocupacionais respiratórias e, em específico, a Pneumoconiose. Dentre os 50 artigos selecionados, 15 foram submetidos a uma análise criteriosa com enfoque no objetivo proposto pelo trabalho.
Resultados: Ao analisar a taxa de internações por pneumoconioses em relação entre os anos de 2009 a 2020, observou-se que o ano de 2012 foi o que mais apresentou casos, sendo seguido por 2014, e, na totalidade desse período, 825 casos foram observados na região do Centro Oeste (CO). O estado do CO com maior quantidade de casos foi Goiás, representando cerca de 45% dos casos, seguido pelo estado do Mato Grosso, com aproximadamente 39%. Além disso, foi observado uma predileção dos casos sob o sexo masculino, representando 60% dos casos. Conclusão: Os dados expostos neste estudo instituem uma vasta base de dados para a investigação e conhecimento mais profundo a respeito da ocorrência de pneumoconioses na região central do Brasil, evidenciando a importância da execução de estudos de seguimento e do desenvolvimento de políticas públicas de saúde relacionadas aos agravos respiratórios ocupacionais.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.007-023