Resumo
No final do mês de janeiro de 2020, a OMS declarou que a epidemia da COVID-19 constituía uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional, e no mês de março tornou-se uma pandemia. Após a sua chegada no Brasil, diversas medidas de proteção foram tomadas pelas autoridades, sendo a principal delas o distanciamento social. Este estudo teve como o objetivo discutir sobre as principais mudanças no método de ensino-aprendizado que surgiram durante a pandemia, assim como estas alterações impactam na docência em saúde em todo o Brasil. O grande desafio dos docentes quanto ao ensino remoto foi a formação do futuro profissional de saúde, que necessitam formar estimular a formação do raciocínio clínico, integrar teoria e prática, uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem e flexibilidade curricular. Além disso, outro desafio presenciado foi aprender a utilizar as novas tecnologias de informação e da comunicação na modalidade de ensino a distância para continuar o seu processo de ensino. O atual contexto mostra que os docentes e discentes em saúde estão inseridos em um contexto que favorece o adoecimento mental pelos causado pela COVID-19. Portanto, a pandemia afetou todos as áreas da educação, assim como a docência em saúde, sendo necessário a capacitação dos docentes assim como suporte psicoemocional para superar os desafios por eles encontrados.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.002-022