Resumo
Discutir o adoecimento mental em professores da
educação superior é importante, pois cada vez mais
está aumentando as incapacidades causadas pela
doença. Diante dessa perspectiva, o presente estudo
tem como objetivo compreender o adoecimento
mental de professores da educação superior e os
reflexos causados no trabalho docente. Trata-se de um
estudo bibliográfico, do tipo revisão da literatura, o
levantamento das publicações foi realizado nas bases
de dados do GoogleAcadêmico, da Scientific Eletronic
Library Online (Scielo) e na Scopus e Publisher
Medline (PubMed), no período de março a maio de
2022. A partir da revisão, destaca-se alguns aspectos
relevantes em relação a temática e após a leitura dos
artigos foi elencado alguns tópicos são eles: risco de
adoecimento no magistério superior; doenças mentais
relacionadas ao trabalho docente e, a pós-graduação:
um cenário de sofrimento para professores
universitários? O aumento do trabalho intelectual
reflete negativamente na saúde desses professores; a
sobrecarga de trabalho, a cobrança por publicações
científicas, a competividade entre os professores na
pós-graduação, as demandas da graduação têm
ocasionado muito adoecimento. As doenças mais
recorrentes entre os professores estão a depressão e os
transtornos de ansiedade. Diante dessa perspectiva, é
essencial que as instituições de ensino superior
possam elaborar políticas de enfrentamento para essas
novas demandas, visto que esse adoecimento afeta
diretamente o trabalho docente.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevedi76016-020