Resumo
Como forma de mudar o paradigma econômico de uma sociedade enraizada em uma economia que explora excessivamente os recursos naturais e estimula o consumo e produção sem considerar os problemas ambientais posto pelo modelo linear de produção, surge a Educação Ambiental (EA) estabelecendo as bases necessárias para a transição do modelo econômico Linear (take-make-dispose) para um modelo econômico Circular, que se baseia no princípio de fechamento do ciclo de vida dos produtos, visando minimizar o consumo de recursos, a geração de resíduos e a degradação ambiental. A EA é reconhecida como um instrumento eficaz para conter o avanço da Economia Linear. A pergunta de pesquisa que surge é: Como as práticas de Educação Ambiental podem ser utilizadas como ferramenta na implementação da Economia Circular? Este trabalho objetiva investigar o papel da Educação ambiental como uma ferramenta efetiva na implementação da economia circular, analisando fundamentos teóricos, identificando estratégias e discutindo impactos dessas ações e evidenciando a importância da Educação Ambiental no processo de migração para uma Economia Circular. Para responder a esta pergunta foram analisadas quinze publicações, incluindo artigos científicos e livros, foram identificadas 09 ferramentas/ações aplicadas a diferentes públicos com o foco na divulgação do conhecimento sobre a Economia Circular e na sua implementação. Conclui-se com este trabalho que iniciativas de Educação Ambiental aliadas aos conceitos sobre Economia Circular exercem influência sobre a consciência ambiental gerando uma visão mais apurada sobre os benefícios de uma produção sustentável para a humanidade e para o planeta.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.003-015