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Ações de educação alimentar e nutricional com professores de língua portuguesa do Sertão do Araripe – Pernambuco

Gomes SJS;
Lins YLF;
Santos AA;
Mota AHS;
Skrapec MVC;
Messias CMBO

Severiano Janeo da Silva Gomes

Yana Luise Falcão Lins

Antonio Alves dos Santos

Anna Hakell da Silva Mota

Michele Vantini Checchio Skrapec

Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias


Resumen

A formação de professores é central na discussão em todas as questões relativas aos sistemas educativos, sobretudo no momento em que se atribui à educação e à Formação Continuada um local para a resolução de diversos problemas da comunidade, a partir da relação com a escola. Nesse contexto, o presente projeto objetiva realizar ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) com professores de Língua Portuguesa do Sertão do Araripe – Pernambuco. A pesquisa de base quati-qualitativa, com 80 professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, da Gerência Regional de Educação – Sertão do Araripe, foi dividida em etapas, sendo: aplicação do questionário de percepção sobre a EAN; realização da Formação Continuada em EAN; reaplicação do questionário de percepção, com análise dos dados pré e pós Formação; e análise dos planos de aula elaborados pelos professores. Os resultados obtidos demonstram que a maioria dos professores consideram importante o ensino do tema no Ensino Médio, mas que, no entanto, não têm conhecimento quanto à interligação do mesmo com a Língua Portuguesa, apontando ainda, que são necessários cursos para professores sobre a EAN. Com a aplicação do questionário de percepção antes e depois da realização da Formação Continuada em EAN, foi possível realizar uma análise comparativa dos resultados, sendo observado que número de acertos é consideravelmente superior nos questionários pós Formação. Desse modo, contata- se que os professores que participaram da Formação Continuada possuem agora uma carga de conhecimento para trabalhar a EAN em Língua Portuguesa, tendo sido efetivo todo o processo desenvolvido nesta pesquisa.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-119


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Derechos de autor 2023 Severiano Janeo da Silva Gomes, Yana Luise Falcão Lins, Antonio Alves dos Santos, Anna Hakell da Silva Mota, Michele Vantini Checchio Skrapec, Cristhiane Maria Bazílio de Omena Messias

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