Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Sobre a pedagogia de projetos: A experiência conduzindo o indivíduo à teoria

Souza SR;
Dau S;
Santos VS;
Pereira CR;
Ferreira DKP

Sérgio Rodrigues de Souza

Sandro Dau

Vinícius da Silva Santos

Cleidimar Rosalino Pereira

Deborah Ketlyn Pacheco Ferreira


Resumen

Este artigo-ensaio versa sobre a pedagogia de projetos: a experiência conduzindo o indivíduo à teoria. A proposta é esclarecer que a aprendizagem acontece por intermédio de contato empírico com a realidade e com os fenômenos que acontecem na natureza. A sua relevância científica encontra-se no fato de apresentar uma discussão técnica sobre uma metodologia de estudos que permite a relação direta, recíproca e simultânea entre a prática e a teoria. A sua relevância social está em colocar à disposição da sociedade um mecanismo que eleva, de forma exponencial, os ganhos de aprendizagem dos estudantes, permitindo-lhe suma visão pragmática dos conteúdos programáticos com os quais trava contato acadêmico. A metodologia utilizada para esta investigação foi a bibliográfica, agregada à prática pedagógica e didática dos autores no ensino. Procurou-se apresentar uma discussão profunda, ampla, em que se preconiza a supremacia da experiência sobre a teoria, em que a primeira conduz a segunda, esta expressando e comunicando o conhecimento adquirido. A Pedagogia de Projetos surgiu da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico, que tivesse como meta a valorização da participação do educando e do educador no processo de aprendizagem-ensino, considerando que a aprendizagem apresenta primazia sobre o ensino. Ao propor a Pedagogia de Projetos como metodologia de ensino, isto significa acabar com o monopólio do professor tradicional que decide e define ele mesmo o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas e que verdades devam ser consideradas e/ou negadas, valorizando, dentro de rigorosos princípios acadêmico-científicos, o que os estudantes já sabem e respeitando o que desejam aprender naquele momento, cientes de que a situação-problema suscitada é o leitmotiv da experiência a ser posta em evidência, culminando na aprendizagem. Quando se aborda a questão da aprendizagem intermediada por projetos está-se, necessariamente, referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo indivíduo que vai construir conhecimentos a partir de uma situação-problema.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-117


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2023 Sérgio Rodrigues de Souza, Sandro Dau, Vinícius da Silva Santos, Cleidimar Rosalino Pereira, Deborah Ketlyn Pacheco Ferreira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Sérgio Rodrigues de Souza
  • Sandro Dau
  • Vinícius da Silva Santos
  • Cleidimar Rosalino Pereira
  • Deborah Ketlyn Pacheco Ferreira