Resumen
Este artigo pretende analisar o caminho percorrido pela equipe gestora da Escola Municipal de Educação Básica "Silvino Leite de Arruda" na realização de uma gestão democrática articulada, cujos eixos perpassam por gestão administrativa, financeira e pedagógica no contexto da Pandemia com comprometimento e transparência buscando minimizar os impactos negativos diante da Covid-19. Baseado nas experiências vivenciadas durante o período pandêmico, busca elencar a dinâmica dessa articulação que envolve diretamente os membros da Equipe Gestora, profissionais da Unidade, Conselho Deliberativo da Unidade Escolar - CDUE e Fiscal, apontando os benefícios e desafios oriundos da prestação de um serviço de qualidade à Comunidade Escolar realizados de forma remota. O caminho metodológico utilizado foi pesquisa do tipo bibliográfica de natureza qualitativa. Os estudos e reflexões ancoraram-se principalmente em bases legais como a Constituição Federal (1988); A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394 (1996); o documento da Política da Escola Cuiabana - Cultura, Tempos de Vida, direitos de Aprendizagem e Inclusão (2020) e autores como: Luck (2010); Ferreira (2011) e Toledo (2014). Por meios desses aportes teóricos metodológicos pretendemos responder se nosso objetivo proposto foi alcançado na prática de uma gestão democrática articulada a gestão administrativa, financeira e pedagógica no contexto da Pandemia.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-113