METAS EDUCACIONAIS E FINANCIAMENTO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO EM RONDÔNIA

Autores

  • Verônica Gesser
  • Luciene Bernardo Santos Kochmanski

Palavras-chave:

Ensino Médio, PEE/RO, Financiamento, Desempenho Estudantil, Políticas Públicas

Resumo

Este artigo analisa a factibilidade e compatibilidade das metas educacionais para o ensino médio previstas no Plano Estadual de Educação de Rondônia (PEE/RO) com a realidade do estado, com base nos resultados de 2023. A pesquisa examina dados e documentos públicos de monitoramento de planos educacionais e de execução orçamentária do governo estadual. Os resultados indicam que as metas 3, 8 e 20 do PEE/RO não foram atingidas em 2023, evidenciando desafios na universalização do ensino médio, na elevação das matrículas e na melhoria da qualidade educacional, além do aumento dos recursos públicos para a educação. A análise destaca a falta de diretrizes claras para a aplicação dos recursos, o descompasso entre financiamento e oferta de ensino, e as desigualdades sociais. O estudo concluiu que as políticas públicas de educação precisam ser revisadas e adaptadas às realidades regionais para serem eficazes. Propõe-se a realização de estudos futuros que investiguem as políticas de financiamento educacional, realizem comparações entre estados brasileiros, e avaliem as necessidades específicas das escolas e comunidades de Rondônia.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-062

Publicado

2025-04-20

Como Citar

METAS EDUCACIONAIS E FINANCIAMENTO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO MÉDIO EM RONDÔNIA. (2025). Seven Editora. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6970