Resumen
Este artigo apresenta a metodologia de construção de um dicionário didático-enciclopédico centrado na terminologia sociológica de Max Weber, com aplicação no ensino de Sociologia e Ciências Sociais. A abordagem adotada é heurístico-propedêutica, visando à organização estruturada dos conceitos para facilitar a compreensão, a aquisição e a utilização dos termos nucleares da teoria weberiana. A metodologia desenvolvida compreende três etapas: (i) seleção e categorização do corpus conceitual; (ii) estruturação dos conceitos em verbetes “primários” e “secundários”, com interconexões hipertextuais; e (iii) sistematização didático-lexicográfica. O modelo favorece a assimilação do pensamento weberiano ao proporcionar a navegação textual de forma progressiva e não linear entre conceitos. O dicionário proporciona uma navegação livre pela terminologia weberiana, estimulando percursos de aprendizagem conforme os interesses do leitor, ampliando a compreensão e aquisição teórica. Disponibilizado em plataforma digital, com potencial versão impressa, o material configura-se como instrumento inovador de ensino e difusão científica, aplicável a outras experiências lexicográficas no campo das Ciências Sociais.
[1] Este artigo teve uma versão prévia, com poucas alterações, publicada em periódico pela Aracê, em 2025, sob o título “Léxico de Max Weber para o Ensino de Sociologia e Ciências Sociais: Inovação metodológica na construção de um dicionário didático-enciclopédico”.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-040