Resumen
Este artigo apresenta ações realizadas pela Secretaria Municipal de Educação de Toledo junto a profissionais da Educação, no intuito de promover à revisão das práticas escolares. A iniciativa teve por propósito a busca por recursos práticos que contribuíssem com as instituições de ensino na consolidação de seus projetos políticos pedagógicos, em seus propósitos de garantir processos de ensino que respondessem às necessidades educacionais dos estudantes e, por conseguinte, se convertessem em práticas desenvolventes do ponto de vista da formação humana. Para tanto, foram utilizados textos que se pautaram nos construtos teóricos da Teoria Histórico-cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica, objetivando possibilidades de enfrentamento das dificuldades históricas vivenciadas pelas instituições escolares e seus agentes, no cumprimento de sua razão máxima de existir: o ensino. Os referenciais teóricos utilizados foram importantes para se compreender a relação entre aprendizagem e desenvolvimento e o lugar da escola nesse processo. Por fim, descreveram-se ações desenvolvidas com profissionais de algumas escolas da Rede Municipal de Ensino. O trabalho pretendeu promover a prática de atividade coletiva dos docentes das escolas envolvidas, com vistas a uma maior compreensão dos resultados observados no desempenho acadêmico dos estudantes e a desmistificação das queixas escolares comuns no âmbito escolar que, não raro, recaem sobre o desempenho acadêmico dos escolares.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.011-035