Resumen
A dificuldade de ensinar botânica, intensificada pela cegueira botânica, é um desafio contemporâneo, especialmente entre estudantes que não reconhecem a flora local. Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção da anatomia vegetal por estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas no município de Altamira PA. Foram coletadas partes vegetais, como sementes, folhas e madeiras, submetidas a micro técnicas vegetais para produzir histotéca e cubos anatômicos didáticos da flora amazônica. O material confeccionado foi exposto em quatro escolas, acompanhado de fotografias e depoimentos dos estudantes. Os resultados demonstraram grande curiosidade dos alunos, que associaram as amostras às plantas de seu cotidiano, exploraram colorações histológicas, manipularam microscópios e identificaram espécies presentes em seus quintais. Conclui-se que metodologias didáticas interativas são importantes e eficazes para melhorar a percepção da natureza e destaca-se a necessidade de políticas públicas que aprimorem a infraestrutura escolar e fortaleçam a conexão entre universidades e escolas públicas.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-044