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CULTIVANDO AMOROSIDADE E FRATERNIDADE NO JARDIM EDUCACIONAL: DIRETRIZES PARA POLÍTICAS PÚBLICAS

Idalberto José das Neves Júnior

Letícia da Costa e Silva


Resumen

Este estudo investiga o impacto de práticas docentes baseadas nos valores de amorosidade e fraternidade para promover um ambiente escolar inclusivo e pacífico, utilizando a metáfora do jardim educacional. O professor é visto como um jardineiro que cultiva um solo fértil (pensamento ecossistêmico), onde as principais plantas são a amorosidade e a fraternidade. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa baseada na análise de conteúdo de questionários aplicados online a 729 estudantes de mais de 40 cursos na Universidade Católica de Brasília, garantindo diversidade e acessibilidade na coleta de dados. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), a qual possibilita a categorização sistemática das respostas e a identificação de padrões emergentes. Os dados foram organizados em quatro categorias principais: (1) Diálogo e Escuta Ativa, (2) Empatia e Acolhimento, (3) Respeito e Inclusão e (4) Incentivo ao Pensamento Crítico. Os resultados indicaram que práticas pedagógicas humanizadoras e inclusivas são amplamente valorizadas pelos estudantes e impactam positivamente suas experiências escolares. O estudo propõe diretrizes inovadoras para políticas públicas, diferenciando-se de pesquisas anteriores ao estabelecer um modelo estruturado de implementação desses valores na prática educacional. O estudo contribui de forma inédita ao demonstrar como a inclusão de valores humanizadores na formulação de políticas públicas pode transformar o ambiente escolar, promovendo práticas mais eficazes de ensino e aprendizagem.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-044 


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Derechos de autor 2025 Idalberto José das Neves Júnior, Letícia da Costa e Silva

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