Resumen
Este artigo apresenta o recorte de um estudo de mestrado, que teve por objetivo investigar filmes para diálogos e reflexões com as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). A justificativa do estudo revelou-se na perspectiva de que os filmes podem trazer subsídios aos docentes acerca das possibilidades de ensino de conteúdos abordados em sala de aula no diálogo com as bases conceituais da EPT. No caminhar metodológico, a pesquisa caracterizou-se como de natureza aplicada, do tipo exploratória e a partir de uma abordagem qualitativa, tendo a fundamentação teórica baseada nas categorias da base epistemológica na perspectiva do materialismo histórico. A coleta dos dados foi por meio de questionário semiestruturado aplicado aos docentes do IFMS com a finalidade de verificar a pertinência dos critérios pré-estabelecidos para seleção de filmes, como também sugestões de filmes voltados ao diálogo com as bases da EPT. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin, que revelou que os critérios pré-estipulados são pertinentes e por meio destes foi possível investigar filmes para diálogos com a EPT. A partir dessa investigação, foi possível identificar os diálogos com as bases conceituais da EPT, analisando a presença dos critérios previamente definidos nas narrativas cinematográficas selecionadas.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-040