Resumen
Este estudo teve como propósito investigar a inserção da educação ambiental (EA) no Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola rural em Pato Branco, Paraná, e como o assunto dos agrotóxicos está relacionado com a EA no nono ano do Ensino Fundamental (EF). Para isso, foram analisadas as orientações da Secretaria de Educação do Estado do Paraná referentes à EA. Além disso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis docentes de distintas áreas de conhecimento e analisadas utilizando a técnica de Análise de Conteúdo de Bardin. A análise dos documentos sugere que a EA necessita ser vista não apenas como uma disciplina isolada, mas sim como uma abordagem educacional holística que deve ser incorporada em todos os campos de estudo de maneira transversal, interdisciplinar e transdisciplinar. As entrevistas revelaram que o tema dos agrotóxicos não está contemplado nos conteúdos das disciplinas no PPP da escola e é pouco abordado em sala de aula. Os professores apontaram a carência de conteúdos adequados sobre os agrotóxicos no nono ano do EF, o que pode acarretar em uma lacuna relevante, visto que os estudantes podem ficar desprovidos de informações suficientes sobre os impactos dessas substâncias na sociedade e no meio ambiente.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2025.001-026