Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

O ANTAGÔNICO NA PROGRAMAÇÃO DO OLHAR DE DIANE ARBUS EM DUAS FOTOGRAFIAS

Rodrigo Camargo Moretti


Resumen

Esse ensaio propõe como objeto de estudo refletir sobre o conceito antagônico em duas séries fotográficas da norte-americana Diane Arbus, “anão mexicano em seu quarto de hotel em N.Y.C. 1970” (ARBUS, 2003) e “feminista em seu quarto de hotel, N.Y.C. 1971”, (ARBUS, 2003. Para tal, elege-se como fundamento as discussões teóricas de estética relacional desenvolvida na década de 1990 pelo curador francês Nicolas Bourriaud, a crítica à estética relacional de Bourriaud de Clarice Bishop em seu Antagonismo e Estética Relacional (2006), o conceito de sombrio cunhado por Susan Sontag na obra Sobre fotografia (1986) e o conceito de estranhamento de Sigmund Freud desenvolvido na obra “O inquietante” (1919), e a obra No interior do cubo branco, a ideologia do espaço da arte, de Brian O´Dohert. O objetivo pretendido é estabelecer aproximações e distanciamentos conceituais e imagéticos entre a abordagem estética da artista, o ato fotográfico e a influência do curador/museu. A indagação que motiva esse trabalho é assim elaborada: quais narrativas sobre o antagonismo estão presentes nessas fotografias? Como Diane Arbus constrói sua estética relacional? Qual a influência do curador na construção das novas narrativas inseridas no circuito de arte do museu?

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-017


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Rodrigo Camargo Moretti

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Rodrigo Camargo Moretti