Resumen
Esse ensaio propõe como objeto de estudo refletir sobre o conceito antagônico em duas séries fotográficas da norte-americana Diane Arbus, “anão mexicano em seu quarto de hotel em N.Y.C. 1970” (ARBUS, 2003) e “feminista em seu quarto de hotel, N.Y.C. 1971”, (ARBUS, 2003. Para tal, elege-se como fundamento as discussões teóricas de estética relacional desenvolvida na década de 1990 pelo curador francês Nicolas Bourriaud, a crítica à estética relacional de Bourriaud de Clarice Bishop em seu Antagonismo e Estética Relacional (2006), o conceito de sombrio cunhado por Susan Sontag na obra Sobre fotografia (1986) e o conceito de estranhamento de Sigmund Freud desenvolvido na obra “O inquietante” (1919), e a obra No interior do cubo branco, a ideologia do espaço da arte, de Brian O´Dohert. O objetivo pretendido é estabelecer aproximações e distanciamentos conceituais e imagéticos entre a abordagem estética da artista, o ato fotográfico e a influência do curador/museu. A indagação que motiva esse trabalho é assim elaborada: quais narrativas sobre o antagonismo estão presentes nessas fotografias? Como Diane Arbus constrói sua estética relacional? Qual a influência do curador na construção das novas narrativas inseridas no circuito de arte do museu?
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-017