Resumen
O artigo discute, a partir de uma análise foucautiana, a figura do professor diretor de turma implementada nas escolas cearenses, destacando sua história de criação, os objetivos e impacto no contexto educacional, bem como as implicações de um fazer que extrapola a circunscrição da escola e o tempo de trabalho. Utilizando a análise documental como metodologia, foram examinados documentos normativos e legais. Os resultados apontam uma mudança na compreensão e abrangência do fazer docente, mas mantendo este como aquele que é responsável por gera consciência (no sentido de acompanhamento moral e disciplina), operando como ente gerador de vida, e que, para tanto, deve ser o primeiro a se manter em certas condições morais e disciplinares para servir de exemplo, o que configura um claro processo de subjetivação envolvido nesse contexto. Deste modo, a função do professor diretor de turma, mais que uma estratégia para a melhoria da aprendizagem, desponta como modo de controle das consciências, das condutas e da adaptação as normas, como um modo eficaz de vigilância e controle da vida.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-015