Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

Avaliação Diagnóstica Multidimensional Da Aprendizagem De Programação Na Educação Profissional E Tecnológica

Scarpati EV;
de Oliveira MG

Evandro das Virgens Scarpati

Márcia Gonçalves de Oliveira


Resumen

Em diversos países, como Estados Unidos e Estônia, existem programas educacionais voltados para o ensino de programação desde as séries iniciais, por considerarem a habilidade de programar e desenvolver o pensamento computacional extremamente importante para a atualidade (SILVA et al., 2015). Jeannette Wing descreveu o Pensamento Computacional (PC) como um processo de resolução de problemas, baseado na Ciência da Computação, capaz de desenvolver habilidades como abstração, automação e análise (WING, 2006). A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) publicou os Referenciais de Formação em Computação (2017) e definiu o PC como “à capacidade de sistematizar, representar, analisar e resolver problemas”.

DOI:  https://doi.org/10.56238/sevedi76016v22023-095


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2023 Evandro das Virgens Scarpati, Márcia Gonçalves de Oliveira

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Evandro das Virgens Scarpati
  • Márcia Gonçalves de Oliveira