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EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR: DEMANDAS FORMATIVAS DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE PARANÁ (UENP) – CAMPUS JACAREZINHO

Amália Rebouças de Paiva e Oliveira

Thayara Rocha Silva

Renata Aparecida Rossieri

Geisa Orlandini Cabiceira Garrido

Carla Holanda da Silva

Mauro Januário

Rosiney Aparecida Lopes do Vale

Ricardo Aparecido Campos


Resumen

A Educação Inclusiva engloba a oferta da educação para todas as pessoas, tenham elas deficiência ou não. Essa temática vem sendo discutida há mais de vinte anos quando olhamos para a Educação Básica, entretanto, a inclusão dos alunos Público Alvo da Educação Especial na Universidade está iniciando sua ascensão atualmente. Com a finalidade de promover a inclusão de alunos com deficiência as universidade e instituições de ensino superior desenvolveram núcleos de apoio para se pensar na Educação Inclusiva. Na Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, em 2022 foi criado o Núcleo de Apoio e Assistência Estudantil - NAE, além de oferecer o apoio pedagógico e psicológico aos estudantes, o núcleo também é responsável pela formação de professores para Educação Inclusiva. Esse estudo objetivou identificar as demandas formativas referentes à educação especial dos professores universitários da UENP do Campus Jacarezinho. Para tanto foi elaborado e aplicado um questionário em 33 professores do Campus de Jacarezinho. Os dados apontaram um aumento do número de estudantes Público Alvo da Educação Especial nos cursos de graduação, e a crescente preocupação e necessidade dos docentes de se capacitarem para atuar com tal público. Os docentes apontaram a importância do apoio pedagógico a ser ofertado pelo NAE e das temáticas da Educação Especial a principal apontada foi a necessidade formativa para lidar com estudantes com Transtorno do Espectro do Autismo. O levantamento desses dados é de extrema importância pois permite que as formações continuadas ofertadas pelo NAE estejam em consonância com a real necessidade da universidade, favorecendo assim uma mudança cultural e postural para promover a inclusão dos alunos PAEE.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.041-001


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Derechos de autor 2024 Amália Rebouças de Paiva e Oliveira, Thayara Rocha Silva, Renata Aparecida Rossieri, Geisa Orlandini Cabiceira Garrido, Carla Holanda da Silva, Mauro Januário, Rosiney Aparecida Lopes do Vale, Ricardo Aparecido Campos

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