Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

SERIOUS GAMES NA EDUCAÇÃO MÉDICA: ESTADO DA ARTE

Maria Fernanda Caboclo

Izabel Cristina Meister Martins Coelho

Gabriela Eyng Possolli

Edson Roberto Arpini Miguel


Resumen

Serious games são jogos criados com a finalidade de alcançar um objetivo específico além do entretenimento. Para ser considerado um serious game, o jogo deve apresentar desafios, pontuação e design específicos. Para a efetivação deste estudo, optou-se pela revisão integrativa. Foram fontes de pesquisa as seguintes bases de dados: LILACS, IBECS, MEDLINE, Biblioteca Cochran, SciELO, PUBMED, sendo considerados artigos nos idiomas português e inglês, publicados entre janeiro de 2016 e março de 2020. O uso dos serious games na educação aumenta a satisfação do estudante e o ganho de conhecimentos quando comparado a metodologias

tradicionais de ensino, aprimorando o desenvolvimento de habilidades práticas em um ambiente seguro, com graus de dificuldade progressivos, levando à interatividade e à competição. Nesse sentido, o uso das técnicas de gamificação mantém os estudantes motivados e engajados no processo de aprendizagem. A despeito das vantagens propagadas sobre o uso dos serious games para a educação médica, o seu desenvolvimento é complexo e há muitos empecilhos a serem transpostos. Apesar da vasta abrangência dos objetivos dos serious games para a educação médica, a qualidade desses jogos ainda é heterogênea, sendo necessária a criação de algoritmos para seu desenvolvimento, validação e distribuição.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-016


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Maria Fernanda Caboclo, Izabel Cristina Meister Martins Coelho, Gabriela Eyng Possolli, Edson Roberto Arpini Miguel

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Maria Fernanda Caboclo
  • Izabel Cristina Meister Martins Coelho
  • Gabriela Eyng Possolli
  • Edson Roberto Arpini Miguel