A IMPORTÂNCIA DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA SITUAR E ARTICULAR PROCESSOS DE APRENDIZAGEM EM UMA SALA DE AULA DE BIOLOGIA
Palavras-chave:
Aprendizagem significativa, Sociointeracionismo, Teias alimentares, EcologiaResumo
Para a Educação em Ciências que acontece em nossas escolas não cabe mais o ensino mecanicista, calcado na transmissão-recepção-reprodução dos conhecimentos. Ao invés disso, compreendemos o processo de ensino-aprendizagem através de outras concepções teórico-metodológicas que agregam as dimensões conceitual e contextual dos saberes biológico-científicos. Assumimos a aprendizagem como processo de significação e, nesse sentido, como prática social, pois ocorre pelo engajamento dos atores a partir de seus contextos sócio-históricos. Para tanto, os conhecimentos prévios são fatores relevantes para a elaboração de novos conhecimentos e para aprendizagem. Para que conhecimentos prévios e novas se relacionem é necessário que o docente promova espaços interativos, criativos e dialógicos, através de práticas disciplinares específicas. Na sequência interativa analisada registramos que os conhecimentos prévios estão presentes e são mobilizadas para organizar, relacionar, ordenar ou comparar conceitos a fim de reconstruir novos significados ecológicos. Percebemos, ainda, que os mecanismos de significação surgem do comprometimento dos estudantes em atividades sociais e culturais mediadas pelo outro e pela linguagem em uma perspectiva sociointeracionista.
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