Resumen
O curso de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT é ofertado pelos institutos federais e tem como objetivo formar professores na área do ensino técnico profissional. É mister destacar que no eixo controle e processos industriais há cursos que trabalham com conteúdo que requer uma atenção especial na área da matemática. Dentre esses cursos, pode-se mencionar o curso de eletrotécnica. Nesse sentido, este trabalho buscou desenvolver uma experiência de intervenção pedagógica em uma escola de ensino técnico e profissionalizante. Para isso foi escolhida uma turma de eletrotécnica onde foi aplicado um questionário para verificar em qual conteúdo da área da matemática básica os alunos tinham mais dificuldade. O estudo foi realizado com 18 alunos os quais responderam cinco questões objetivas. Os resultados obtidos mostraram que metade da turma tinham uma maior dificuldade com a trigonometria. Diante disso, foi aplicado uma revisão dos principais conceitos da trigonometria como seno, cosseno e tangente. Estes conhecimentos matemáticos são essenciais na formação técnica destes profissionais.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-174