MATEMÁTICA APLICADA À DISCIPLINA DE MOTORES ELÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Área da matemática, Intervenção PedagógicaResumo
O curso de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica – DocentEPT é ofertado pelos institutos federais e tem como objetivo formar professores na área do ensino técnico profissional. É mister destacar que no eixo controle e processos industriais há cursos que trabalham com conteúdo que requer uma atenção especial na área da matemática. Dentre esses cursos, pode-se mencionar o curso de eletrotécnica. Nesse sentido, este trabalho buscou desenvolver uma experiência de intervenção pedagógica em uma escola de ensino técnico e profissionalizante. Para isso foi escolhida uma turma de eletrotécnica onde foi aplicado um questionário para verificar em qual conteúdo da área da matemática básica os alunos tinham mais dificuldade. O estudo foi realizado com 18 alunos os quais responderam cinco questões objetivas. Os resultados obtidos mostraram que metade da turma tinham uma maior dificuldade com a trigonometria. Diante disso, foi aplicado uma revisão dos principais conceitos da trigonometria como seno, cosseno e tangente. Estes conhecimentos matemáticos são essenciais na formação técnica destes profissionais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Itamar dos Santos Fonseca, Clemilda Sousa Oliveira, Kellen Cristina Pires Correia Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.