Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

PRÁTICA DOCENTE E LUDICIDADE: REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

de Oliveira IP;
Santos IS

Isabel Pereira de Oliveira

Iracy de Sousa Santos


Resumen

Neste artigo reflete-se sobre prática docente e ludicidade tendo como foco as ações pedagógicas utilizadas para a socialização e aprendizagem das crianças em um centro de educação infantil. O tema em estudo visa destacar a importância do lúdico em um centro de educação infantil especificamente no primeiro e segundo períodos deste nível de educação. Nosso interesse sobre a temática consiste em questionar como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores nesta fase da educação tem contribuído com a aprendizagem significativa das crianças. Assim, o nosso objetivo foi analisar como os professores utilizam a ludicidade em suas práticas docentes como ferramentas pedagógicas. A prática pedagógica por meio da ludicidade é uma ação dinâmica em constante movimento exigindo planejamento para garantir a realização das intencionalidades propostas.   Este estudo é de natureza qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa, 10 professores de um centro de Educação Infantil de Lagoa Grande do Maranhão. Foram aplicados questionários abertos e os resultados revelaram que a prática pedagógica por meio da ludicidade é indispensável para potencializar o trabalho docente e permitir o desenvolvimento integral da criança de forma prazerosa.

DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-132


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Isabel Pereira de Oliveira, Iracy de Sousa Santos

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Isabel Pereira de Oliveira
  • Iracy de Sousa Santos