Resumen
Neste artigo reflete-se sobre prática docente e ludicidade tendo como foco as ações pedagógicas utilizadas para a socialização e aprendizagem das crianças em um centro de educação infantil. O tema em estudo visa destacar a importância do lúdico em um centro de educação infantil especificamente no primeiro e segundo períodos deste nível de educação. Nosso interesse sobre a temática consiste em questionar como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores nesta fase da educação tem contribuído com a aprendizagem significativa das crianças. Assim, o nosso objetivo foi analisar como os professores utilizam a ludicidade em suas práticas docentes como ferramentas pedagógicas. A prática pedagógica por meio da ludicidade é uma ação dinâmica em constante movimento exigindo planejamento para garantir a realização das intencionalidades propostas. Este estudo é de natureza qualitativa, sendo os sujeitos da pesquisa, 10 professores de um centro de Educação Infantil de Lagoa Grande do Maranhão. Foram aplicados questionários abertos e os resultados revelaram que a prática pedagógica por meio da ludicidade é indispensável para potencializar o trabalho docente e permitir o desenvolvimento integral da criança de forma prazerosa.
DOI: https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-132