Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Vinicius Iuri de Menezes

Lucas de Morais da Silva

Éder Pires de Camargo

Vera Lucia Messias Fialho Capellini

Verônica Lima dos Reis


Resumen

Este estudo examina o papel da neurociência cognitiva na promoção de práticas inclusivas no ensino de matemática, oferecendo uma abordagem que considera as diversas necessidades dos estudantes. Com os avanços na neurociência, tem-se uma compreensão mais profunda de processos como a memória de trabalho, atenção e habilidades visuoespaciais, essenciais para a aprendizagem da matemática. Esses processos são fundamentais para criar ambientes de ensino inclusivos, especialmente para alunos com necessidades educacionais específicas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Pesquisa do tipo documental exploratória e descritiva, teve como objetivo explorar a intersecção entre neurociência cognitiva e práticas inclusivas no ensino de matemática, evidenciando como essas abordagens podem promover um aprendizado mais acessível, equitativo e eficaz para todos os alunos, especialmente aqueles que necessitam de apoio diferenciado. Embora a implementação dessas práticas enfrente desafios, como a necessidade de formação docente contínua, os benefícios encontrados são substanciais. As publicações e exemplos de implementação prática demonstram como a integração da neurociência cognitiva no ensino de matemática inclusiva pode melhorar o desempenho e a motivação dos alunos. Observa-se que essa integração não só torna o ensino de matemática mais acessível, mas também contribui para uma educação mais equitativa e significativa para todos os alunos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-064

 


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Vinicius Iuri de Menezes, Lucas de Morais da Silva, Éder Pires de Camargo, Vera Lucia Messias Fialho Capellini

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Vinicius Iuri de Menezes
  • Lucas de Morais da Silva
  • Éder Pires de Camargo
  • Vera Lucia Messias Fialho Capellini
  • Verônica Lima dos Reis