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NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E PRÁTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

de Menezes VI;
da Silva LM;
de Camargo ÉP;
Capellini VLMF;
dos Reis VL

Vinicius Iuri de Menezes

Lucas de Morais da Silva

Éder Pires de Camargo

Vera Lucia Messias Fialho Capellini

Verônica Lima dos Reis


Resumen

Este estudo examina o papel da neurociência cognitiva na promoção de práticas inclusivas no ensino de matemática, oferecendo uma abordagem que considera as diversas necessidades dos estudantes. Com os avanços na neurociência, tem-se uma compreensão mais profunda de processos como a memória de trabalho, atenção e habilidades visuoespaciais, essenciais para a aprendizagem da matemática. Esses processos são fundamentais para criar ambientes de ensino inclusivos, especialmente para alunos com necessidades educacionais específicas, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Dislexia. Pesquisa do tipo documental exploratória e descritiva, teve como objetivo explorar a intersecção entre neurociência cognitiva e práticas inclusivas no ensino de matemática, evidenciando como essas abordagens podem promover um aprendizado mais acessível, equitativo e eficaz para todos os alunos, especialmente aqueles que necessitam de apoio diferenciado. Embora a implementação dessas práticas enfrente desafios, como a necessidade de formação docente contínua, os benefícios encontrados são substanciais. As publicações e exemplos de implementação prática demonstram como a integração da neurociência cognitiva no ensino de matemática inclusiva pode melhorar o desempenho e a motivação dos alunos. Observa-se que essa integração não só torna o ensino de matemática mais acessível, mas também contribui para uma educação mais equitativa e significativa para todos os alunos.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-064

 


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Derechos de autor 2024 Vinicius Iuri de Menezes, Lucas de Morais da Silva, Éder Pires de Camargo, Vera Lucia Messias Fialho Capellini

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