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A INDÚSTRIA CULTURAL E A ALIENAÇÃO DAS MASSAS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O BOOM DOS ANOS 20 E A ERA DIGITAL CONTEMPORÂNEA

dos Santos AC;
Aducci EO;
Tolentino JJS;
Mazega MGS;
Rampim PV

Aloísio Cassio dos Santos

Eduardo de Oliveira Aducci

Juliano Jose da Silva Tolentino

Marcio Gabriel Schinor Mazega

Pedro Vinicius Rampim


Resumen

O presente estudo investiga as heranças culturais do boom dos anos 1920 e sua influência na indústria cultural atual. O objetivo é compreender como os mecanismos de produção e consumo cultural daquela época moldaram práticas contemporâneas, perpetuando a alienação das massas. Utilizando uma abordagem comparativa, o estudo se baseia em revisão bibliográfica e análise de conteúdo de fontes primárias e secundárias, incluindo obras de Adorno e Horkheimer, além de dados históricos e contemporâneos sobre a produção cultural. A metodologia envolve a análise detalhada de textos, filmes, músicas e outras formas de mídia dos anos 20, comparando-os com as produções culturais da era digital, como redes sociais, streaming e outras plataformas digitais. Os resultados indicam que a massificação cultural iniciada nos anos 20, impulsionada pelo avanço tecnológico e pela economia de mercado, estabeleceu bases para a indústria cultural moderna, caracterizada pela globalização e pela digitalização. Conclui-se que, apesar das mudanças tecnológicas, os princípios de alienação e consumo massificado permanecem centrais, evidenciando a continuidade e adaptação das estratégias de controle cultural ao longo do tempo. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda das dinâmicas culturais e sociais que moldam a percepção e o comportamento das massas na contemporaneidade, destacando a relevância histórica e a persistência de padrões culturais estabelecidos há um século. Além disso, a pesquisa ressalta a importância de reconhecer e analisar criticamente e essas heranças culturais para entender melhor os desafios e oportunidades presentes na era digital.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-056

 


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Derechos de autor 2024 Aloísio Cassio dos Santos, Eduardo de Oliveira Aducci, Juliano Jose da Silva Tolentino, Marcio Gabriel Schinor Mazega, Pedro Vinicius Rampim

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