Resumen
Reconhecido por professores que ensinam Matemática e por teóricos que estudam sobre o uso de materiais manipuláveis nos processos de ensino e de aprendizagem referentes a esta área do conhecimento na Educação Básica, o Material Dourado representa um importante recurso pedagógico. Partindo deste entendimento, buscou-se responder ao seguinte questionamento: Como os livros disponibilizados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2019, abordam o uso do Material Dourado como recurso pedagógico nos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de adição e subtração no Primeiro Ano do Ensino Fundamental? Para tal realizou-se uma pesquisa bibliográfica, tendo como objeto do estudo 12 (doze) livros didáticos selecionados pelo PNLD 2019 e como instrumento de coleta de dados uma ficha, que possibilitou identificar nas obras analisadas elementos referentes ao tema deste estudo. Com o desenvolvimento desta pesquisa foi possível constatar que nem todos os livros didáticos analisados trazem o Material Dourado como uma proposta de recurso para o ensino de adição e subtração, mas isso não significa que estas obras não considerem relevante o uso de materiais manipuláveis neste processo, visto que outros materiais são indicados.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.033-013