HUMANIZAÇÃO E ARTE: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS

Autores/as

  • Késsia Giovanna Bresque Azarias
  • Marcela Aparecida Alvarez Ferraz
  • Carolina Godoy Waner
  • Ariane Corda de Oliveira
  • Ingrid Aparecida de Lima Ribeiro
  • Raiane Piccioni Xavier
  • Annecy Tojeiro Giordani
  • Tatiane Angélica Phelipini Borges

Palabras clave:

Institutionalized Embracement, Art, Child, Humanization, Playfulness

Resumen

As crianças institucionalizadas são aquelas retiradas de seus ambientes familiares, por algum motivo, e são inseridas em instituições, conhecidas popularmente como “lares/abrigos”, para vivenciarem o processo de reintegração familiar, ou para o processo de adoção, portando consigo marcas e vivências complexas desde a infância, em virtude do fato de serem retiradas de seus lares por situações de abandono, maus tratos, negligências, explorações, entre tantas outras causas possíveis. Assim, as atividades lúdicas e a arte podem e devem ser consideradas indispensáveis para o acolhimento, desenvolvimento e aprendizagem inerentes e saudáveis, visando o despertar da possibilidade de criar e recriar por meio da percepção, da imaginação, dos sentimentos e da própria fantasia construída pela criança que se comunica consigo e com o mundo, passando a aceitar a existência dos outros, o estabelecimento de regras em suas relações sociais, construindo conhecimentos e se desenvolvendo integralmente. Deste modo, esse projeto de extensão visou realizar ações de humanização e cuidado entrelaçados com a arte, divididas em quatro frentes de atuação (palhaçaria, contação de história, música e artesanato), e promover práticas de cuidado lúdico por meio da arte com essas quatro frentes. Nesse sentido, as ações realizadas por meio do lúdico proporcionam para estas crianças a capacidade de desenvolver sua individualidade e a sua integralidade por meio de atividades que, entrelaçadas com a arte, engloba o desenvolvimento cognitivo, a afetividade, a comunicação, a interação e a socialização, criando-se assim, o estabelecimento do juízo moral e de valor, pois será capaz de explorar o ambiente ao seu redor, sua imaginação, seus sentimentos, sua criatividade e sua capacidade de interação e socialização. Desse modo, evidenciou-se que existem inúmeras estratégias que podem ser aliadas ao cuidado e assistência e ao acolhimento, para que se afaste a tendência do cuidado desumanizado fortemente associado aos “abrigos”.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-014

 

Publicado

2024-11-26

Cómo citar

HUMANIZAÇÃO E ARTE: A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS. (2024). Seven Editora, 250-267. https://sevenpublicacoes.com.br/editora/article/view/6119