Resumen
Este artigo apresenta dados e reflexões sobre a reforma do ensino médio, com base em uma revisão sistemática de literatura realizada entre setembro de 2021 e janeiro de 2022. O objetivo foi buscar as possíveis lacunas deixadas pelos artigos científicos selecionados, com o intuito de compreender quais caminhos de pesquisa são possíveis diante da reforma do ensino médio. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo documental, baseada em revistas do banco de dados do Sistema Qualis da CAPES (quadriênio 2013–2016, última avaliação disponível à época desta investigação), na área de avaliação em educação. Foram analisados periódicos A1 cujos bancos de dados estavam em Universidades Federais e Estaduais, no período de 2017 a 2021, utilizando os descritores “reforma do ensino médio” e “novo ensino médio”. Constatamos uma grande produção de trabalhos relacionados à Lei 13.415/2017, que evidencia uma multiplicidade de caminhos e temas de investigação, abrangendo o Brasil de Norte a Sul. Esses estudos destacam a preocupação dos pesquisadores com a diversidade cultural, as diversas juventudes, a escassez e precariedade das escolas públicas, e as negligências e desvalorizações da profissão docente, servindo como base teórica para muitos outros estudos em andamento.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.037-008