Seven Editora
##common.pageHeaderLogo.altText##
##common.pageHeaderLogo.altText##


Contacto

  • Seven Publicações Ltda CNPJ: 43.789.355/0001-14 Rua: Travessa Aristides Moleta, 290- São José dos Pinhais/PR CEP: 83045-090
  • Contacto principal
  • Nathan Albano Valente
  • (41) 9 8836-2677
  • editora@sevenevents.com.br
  • Contacto de soporte
  • contato@sevenevents.com.br

A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DECOLONIAL: PROPOSTAS CURRICULARES DE PEDAGOGIA NA ABYA YALA

Fuchs HL;
Munsberg JAS

Henri Luiz Fuchs

João Alberto Steffen Munsberg


Resumen

A formação docente é um tema complexo e desafiador. Os currículos decoloniais tornam-se objeto de pesquisa, como forma de resistência epistemológica e cultural, em sociedades colonizadas que reproduzem princípios e valores estranhos à vida comunitária e à cultura de povos originários. Com o objetivo de apresentar, descrever e refletir sobre experiências de currículos de formação docente em cursos de Pedagogia, o texto organiza e sistematiza, baseado em documentos e dados disponíveis em sítios eletrônicos, propostas curriculares produzidas na Abya Yala. Concluímos que há possibilidades de construir currículos decoloniais para a formação de professores.

 

DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-080

 


Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.

Derechos de autor 2024 Henri Luiz Fuchs , João Alberto Steffen Munsberg

##plugins.themes.gdThemes.article.Authors##

  • Henri Luiz Fuchs
  • João Alberto Steffen Munsberg