Resumen
Vivemos em uma sociedade com a presença marcante dos avanços tecnológicos, na qual as novas tecnologias de informação e comunicação estão inseridas no cotidiano das pessoas em diversos setores, inclusive na educação, que por sua vez tem buscado fazer uso da tecnologia para ajudar no processo de ensino aprendizagem dos alunos. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a inserção das ferramentas tecnológicas no contexto educacional, especificamente no ensino dos anos iniciais, para tanto, dedicou-se ao objetivo de analisar a inserção dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem de alunos dos anos iniciais (I Ciclo) de uma escola municipal, situada no município de Benjamin Constant, Estado do Amazonas. A pesquisa é de natureza exploratória, numa abordagem qualitativa e teve como técnicas de coleta de dados a entrevista e observação. A pesquisa mostrou que embora se reconheça a importância do uso dos recursos tecnológicos como elemento contributo da educação de qualidade, ainda o acesso limitado a estes recursos impedem o uso mais qualitativo e potencial desta ferramenta tecnológica, pois nem todas as escolas públicas disponibilizam de tais recursos para auxiliar o ensino, e que por muitas vezes este acaba sendo um dos fatores da exclusão tecnológica e digital no contexto escolar.
DOI:https://doi.org/10.56238/sevened2024.031-072